sábado, 11 de julho de 2009

“Escola e Família – Parceiros na Aprendizagem”

A forma de encarar as atribuições de um e de outro possibilitará a melhor cooperação, e cada ator estará plenamente consciente de suas possibilidades e dos produtos esperados das parcerias acordadas.

A escola preconiza a valorização do trabalhador e sua família, tem definida uma proposta que retrata a real concepção de Educação, e assume o efetivo compromisso com a clientela, numa postura de co-responsabilidade à ação governamental e propicia condições para satisfação das necessidades básicas de aprendizagem das crianças, adolescentes e jovens, provendo-lhes as competências requeridas para participação na vida econômica, social, política e cultural do país.

Com propostas embasadas nos interesses e necessidades de seus benefícios, garante a todos a aquisição de conteúdos, de domínio cognitivo e sociabilidade, ou seja, apreensão de conhecimentos úteis, habilidades e raciocínio, aptidões e valores.

Abordagens ativas e participativas são valorizadas para possibilitar que os educandos esgotem suas potencialidades.Visa a melhoria da qualidade de vida, presume a integração de ações educativas no esforço de modernização do país e põe em prática o princípio social da igualdade de oportunidades, tendo a Educação como direito de todos, visando o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

O educador tem um papel importante, de mostrar-se também humano, uma peça frágil mas crucial no processo de refletir sobre a vida do grupo, pensando a própria vida, aprendendo e construindo seu conhecimento.

Madalena Freire se atém à discussão sobre a identidade do sujeito, que, segundo ela, é o produto das relações com os outros. “Nesse sentido todo indivíduo está povoado de outros grupos internos em sua história”, afirma ela.

Isto significa que mesmo nos momentos de solidão repetimos estilos, papéis de outros personagens que estão em nós.

A família pode favorecer o sucesso dos filhos mantendo uma relação de respeito, carinho e consideração com os educadores, e, na qualidade de conhecedores do trabalho destes, exigir e acompanhar o desenvolvimento dos projetos educacionais.

“Educar é formar sujeitos capazes de se conscientizar da sua realidade e transformá-la”.

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