sábado, 11 de julho de 2009

Fazenda Taquaral Barreiro

Por volta de 1939 o Sr. Sebastião de Souza Bastos iniciou o trabalho educacional na Fazenda do Sr. Ovídio Gonzaga Peres.

Após seu casamento com uma das filhas do Sr. Ovídio passou a dar aulas numa casa, lugar denominado “Tapera do Beltrão”.

Em 1965 os alunos passaram a freqüentar a escola do Povoado de Taquaral.

No ano de 1967 a professora Iracema Gonzaga de Souza ministrou aulas em sua residência para atender famílias que não puderam matricular seus filhos na escola pública, por questão política/partidária.

Em 1983 voltou a funcionar uma escola na casa de engenho-de-cana, do Sr. Sebastião de Sousa Bastos. – Professora Eliamar Gonzaga de Sousa.

No final de 1983 foi construído um rancho de casqueiro na comunidade para aulas de pré à 4ª série – sala multisseriada – Professora: Eliamar Gonzaga de Souza, seguida da professora Genésia Aparecida Martins.

Em 1989 se deu a construção do grupo escolar – Escola Municipal Joaquim Lopes da Silva – Professora Genésia Aparecida Martins.

Em 1998 se deu a polarização da escola.

Um comentário:

  1. A tapera do Beltrão (Cunhado do João Cunha, ou seja, irmão da Maria do João Cunha, portanto, tio de Catarina e Milton Cunha, localizava-se fundo a fundo com Joaquim Salviano (divisa de córrego) bem próximo da divisa do Divino Gonzaga com Gerson.

    ResponderExcluir