Na região de taquaral Formoso, por volta de 1950 começou a alfabetização nas casas de José Vieira e Bernardo Pereira Cardoso.
João Lino foi o primeiro professor, ele dava aula na casa de seu Bernardo. Depois de algum tempo essas aulas passaram para a escola do Santana.
Por volta de 1968 a 1970 os pais da região tendo por frente o senhor Joaquim Gonçalves Pinheiro, se juntaram e construíram a primeira escola com o nome de “Escola Isolada Sagrado Coração de Jesus”.
Essa escola só tinha participação financeira dos pais dos próprios alunos, menos os salários dos professores.
Com a entrada da professora Maria Isabel de Sousa a escola recebeu o nome de “Escola Municipal Santa Isabel” desde aí ela se tornava municipal, tendo a prefeitura como responsável.
A partir de 1985 vários professores atuaram por pouco ou médio tempo:
Sandra Mara
Valdete
Maria Jerônima
Genseri
Ananias
Laércio
José Gonzaga
Marcilene
Sebastiana
Genésia
José Antônio
Nessa época eram usados alguns bancos, depois vieram as carteiras feitas pelos pais dos próprios alunos, carteiras que permanecem ainda no velho grupo.
Os alunos usavam cadernos, lápis, canetas e livros, materiais comprados pelos pais, inclusive os livros, até 1977.
A partir de 1978 os livros e alguns materiais eram doados pelo governo, os livros eram emprestados como hoje.
O lanche era levado pelos alunos, em um período levavam até água, depois que a escola passou a ser municipal começaram a receber o lanche pela prefeitura.
O professor era muito respeitado pelos alunos, não tinham essa proximidade de hoje. Os alunos de pré-alfabetização à 4ª série estudavam na mesma sala.
O professor marcava um dia e um tempo certo para os alunos fazerem uma lição decorada e se não conseguissem no tempo certo, eles eram postos de castigo de joelho no chão, também tinha a palmatória como um meio de castigo.
No início os pais eram freqüentes na escola, ajudando a construir, comprando os materiais... também tinha reuniões de pais, mas quase ninguém ia.
Os benefícios recebidos eram a aprendizagem e diversões festivas em datas comemorativas.
Antes o curso oferecido era até a 4ª série e com a sua polarização os alunos tiveram mais recursos.
sábado, 11 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário